terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Corrida de canoas na Praia Grande do Bonete




Praia Grande do Bonete se faz Caiçara a cada dia


   


Há muito eu não passava um fim de semana mágico e tão próximo de minhas raízes caiçaras. Ter convivido e dividido horas com a comunidade da Praia Grande do Bonete, foram 2 dias de páginas culturais acrescidas em minha vida e momentos de aprendizagem que marcaram essencialmente minha personalidade.
Uma comunidade simples no modo de viver, cuidadosa com o local, amável com seus parentes e vizinhos, calorosa e receptiva aos visitantes e o mais impressionante, preocupada com a manutenção de sua cultura, culinária, modo de viver os dias, sobretudo, mantendo em seus corações os princípios religiosos presentes em suas orações, conduta perante o sagrado e na alegria de reverenciar as maravilhas de Deus todo Poderoso.
Vida sem luxo, mas de uma riqueza impar que não consigo igualar a nada. Talvez a liberdade de ver um filho correr no quintal tranquilamente e colher na árvore o fruto que sacia a fome possa, ao menos, nos dar a certeza de que a vida é um palco lindo de se viver e que a felicidade depende de cada um.
Em meio a médicos, engenheiros e outros profissionais vindos da Capital, chamados de moradores “flutuantes”, a comunidade não perde sua identidade, liberdade e amor a sua terra. Terra essa, que conta com décadas de história, vida, amores, tristezas, festas com muita Consertada, leilões, onde o prêmio máximo era ganhar um pato (Oh! Saudoso coreto!), xiba até amanhecer o dia, fortalecidos pelo roxo (café com cachaça) e o respeito um pelo outro.
Tendo como Padroeiro São Sebastião, comemorado no dia 20 de janeiro, o fim de semana foi marcado por festividades, como Corrida de Canoa de um e dois remos, homens e mulheres se lançaram ao mar, mostrando sua destreza e força em um mar encrespado pelo vento e chuva fina.
À noite, Ladainhas, cantos e orações. Após, no tablado, centro que recebe a todos, o “Grupo Consertada” nos convidou a entrar na madrugada ouvindo canções religiosas, da cultura caiçara e caipira e uma canção de Reis que encantou e emocionou os presentes puxada pelo morador Dito.
Parabéns a Associação da comunidade “Catifó”, pela manutenção da cultura caiçara e por mais uma brilhante festa para nós e aos visitantes da cidade. Parabéns a todos moradores da Praia Grande do Bonete, que com seus conhecimentos de lida com a vida e a terra deixaram transparecer a essência de ser um Caiçara.
Obrigado a família da Dª Malvina (Marcelo, Cláudia, Claudinha) e Dª Marina e filhos (Andréia, Adriana e Tiago) e ao amigo Ozias, pelo carinho, gestos de bondade, amor e simplicidade que proporcionou a mim e a minha família (Adriana e Caio).
Voltei para casa com muito orgulho de ser Caiçara e ainda mais apaixonado pelo lugar e seu povo. Deus os abençoe.

Marcos Roberto
Caiçara e Jornalista






Um comentário:

  1. Obrigada por registrar a sua experiência e poder passar um pouquinho desta magia caiçara.
    Adoramos!!!
    Orgulho desta terra linda e encantadora e feliz por ter o privilégio de amigos como você e a Adriana.

    ResponderExcluir