quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Encontro das Aldeias Guaranis teve presença record


De 6 a 8 de setembro, aconteceu em Ubatuba o maior evento indígena de todo o Litoral Norte e Vale Paraíba de São Paulo. O encontro das aldeias Guaranis, oriundas de várias partes do país, trouxe à Aldeia Boa Vista, no bairro do Promirim, quase 750 indígenas do Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Sta. Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
“Estávamos aguardando cerca de 500 guaranis para os 3 dias do encontro, mas com a presença aumentada, tornou-se um marco histórico e um recorde em eventos da etnia Guarani”, disse Mário Benites – uma liderança da Aldeia Boa Vista.
No encontro aconteceram exibições artísticas das aldeias, rituais religiosos, debates sobre a educação e a saúde indígena, os benefícios conquistados e as dificuldades em acertar as áreas conflitantes das terras demarcadas pelo Governo Federal, além de um torneio de futebol que reuniu 16 equipes.
A prática milenar do ritual da recepção foi um dos pontos altos do encontro. Todas as aldeias irmãs que chegavam seguiam para a Casa de Reza onde um ritual de boas vindas era realizado. A Casa de Reza é o local onde ocorrem debates, encontros importantes ou rituais religiosos, sempre com a permissão do cacique.
Com danças, orações e canções, cada aldeia agradeceu às divindades pela viagem bem sucedida e o convite para participar do encontro, pedindo que o mesmo fosse coberto por harmonia e paz.
“Foi um evento em que ficamos bastante satisfeitos em receber nossos irmãos, com o apoio da FundArt, das Secretarias de Turismo, de Agricultura e Pesca, da Educação e de Obras, da FUNAI e do prefeito Mauricio Moromizato, foi um grande encontro, estão todos felizes, e no próximo ano faremos algo ainda maior, envolvendo toda Ubatuba com a nossa cultura”, comemorou o Sr. Altino – cacique da Aldeia Boa Vista.
Fonte: www.fundart.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário