segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Corrida de Canoas no aniversário da cidade homenageará a "Maria Comprida"



A Corrida de Canoa “Maria Comprida” está sendo preparada pela FundArt, como parte da programação em homenagen aos moradores de Ubatuba no dia de aniversário da Cidade. O evento será no dia 28 de outubro às 9hs da manhã, na Praça de Eventos de Ubatuba.
A participação é aberta ao público, e as inscrições serão feitas no local a partir das 8hs da manhã.

“Maria Comprida”

Maria Comprida é nome da Canoa mais famosa do Litoral Paulista. Ela foi construída em 1973 a partir de um tronco de árvore chamada “Louro”, que foi encontrado pelo caçador Vergílio Alexandre, quando ele subia a serra na rodovia Oswaldo Cruz,. Nesta época ainda não haviam as restrições ambientais e deste tronco foi feita uma canoa com 9,20 metros de comprimento, com apenas 82 cm de “boca” e pesando aproximadamente 200 quilos.
Em 1973 a canoa “Maria Comprida” foi protagonista da “Jornada Marítima Ubatuba-Santos”, idealizada pelo professor Joaquim Lauro. O objetivo era lembrar a Paz de Iperoig, assinada em 14 de setembro de 1563.

Uma Longa Travessia

No comando estavam Artur Alexandrino dos Santos e nos remos Carlos Alves de Morais (Carrinho), João Correa Leite (Jango), Antonio Barroso Filho (Barrosinho) e Nilo Vieira. O grupo partiu de Ubatuba rumo à Santos no dia 1º de junho de 1973, no que se tornou a primeira prova com percurso longo em canoa.
Após 18 horas de remadas, 215 quilômetros percorridos e apenas duas paradas em São Sebastião e Bertioga, eles chegaram à Ponta da Praia de Santos. A “Maria Comprida” é personagem principal da história dos remadores Ubatubanos, que através do esporte contribuíram para a manutenção da cultura caiçara, sendo que os homens e mulheres que participaram destes momentos serão sempre lembrados.
Fonte: site Fundart - www.fundart.com.br

Um comentário:


  1. You ought to be a part of a contest for one of the most useful websites on the internet. I most certainly will highly recommend this blog! paypal login my account

    ResponderExcluir