segunda-feira, 28 de outubro de 2013

FundArt apresenta exposição de fotos históricas no Aniversário de Ubatuba



Em comemoração ao aniversário de 376 anos de Ubatuba, a FundArt preparou a Exposição Fotos Históricas de Ubatuba – Acervo Edson da Silva. Com a intenção de promover um reencontro com o passado e preservar a memória da cidade, a exposição fotográfica apresenta imagens de antigos casarões, eventos comemorativos, comércios, praias e cidadãos ubatubenses de 1885 a 1977.
A exposição, que conta com mais de 80 fotos, ficará aberta de 25 de outubro a 22 de novembro no Memorial Ciccillo Matarazzo, localizado na Biblioteca Municipal. Escolas e grupos interessados em agendar a visitação com monitoria deverão entrar em contato com a FundArt através do telefone: (12) 3832-4584.

Edson da Silva

Seu Edson nasceu em Ubatuba, no dia 10 de julho de 1936. É filho de Antônio Athanasio da Silva e Virgínia Esther de Oliveira e Silva. Casado desde 1962 com Maria Nízora Inforzato da Silva, tem 2 filhas – Maria Beatriz e Ana Cristina, como ele mesmo gosta de acrescentar.
Fez curso primário no Grupo Escolar “Dr. João Digo Esteves da Silva” em Ubatuba e o curso de ginásio no Colégio Diocesano Santo Antônio em Taubaté. Em Santos frequentou o curso científico no Colégio Estadual Canadá. Sua pesquisa sobre a História de Ubatuba teve início em 1945, quando cursava o primário.
Enquanto procurava entender melhor os fatos históricos de Ubatuba, começou a colecionar fotos e recortes de jornais e revistas. Assim, passou a visualizar os acontecimentos da cidade, os quais se misturavam diretamente com a História do Brasil.
Sem muito acesso a informações precisas relacionadas aos fatos históricos de Ubatuba, seu Edson buscou em livrarias e arquivos, livros que narrassem a verdadeira história. Consciente do valor de sua pesquisa, decidiu contá-la em fotos. Hoje Seu Edson possui um acervo de mais de 300 fotos históricas de Ubatuba e desenvolve um importante trabalho de difusão do conhecimento de seu acervo em escolas do município.
A exposição marca o apoio da FundArt à Seu Edson a fim de preservar e tornar pública sua pesquisa através de um projeto específico de registro do patrimônio material ubatubense.

Fonte: FunDart - www.fundart.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário